sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mestre Álvaro

O Mestre Álvaro é mais um dos símbolos marcantes do Espírito Santo. Com seus 833 metros de altitude, é considerado um dos picos costeiro mais alto do Brasil. Sua localização fica na Serra que fica a 27 km da capital, sendo um dos municípios mais desenvolvidos do estado.
No alto do morro podemos apreciar um dos monumentos naturais mais marcantes da cidade. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas, algumas cavernas e piscinas naturais.
Dados disponibilizados no site mftour o Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do estado. O governo do estado em 1977 criou o Parque Florestal e a Reserva Ecológica Mestre Álvaro. O parque compreende uma área aproximada de 3.470 hectares, estando assegurada por Lei a proteção integral da fauna, da flora e demais recursos naturais, com utilização para objetivos educacionais, científicos, recreativos e turísticos.

A LENDA

Dizem que a lenda do Mestre Álvaro, representa um índio que namorou uma índia (representada pelo Monte Mouxuara), filha do Cacique de uma tribo indígena inimiga. O cacique não era a favor do namoro.
Após ser contrariado pelo casal, o cacique colocou seus guerreiros para vigiá-los. Certo dia o casal foi atraído por uma linda ave, os direcionando ao cume dos montes, ela no Mouxuara, e ele no Mestre Álvaro. A ave se lançou num vôo de um cume ao outro, fazendo com que o casal iniciasse contato através de cantos e sinais amorosos. Só que a festa foi interrompida, pois o cacique ordenou ao feiticeiro que os transformassem em rocha, eternizando essa história e lenda que se mantém viva entre alguns moradores da região. É o motivo porque - diz a tradição - que na noite de São João uma bola de fogo passa, no céu, seguindo do Moxuara ao Mestre Álvaro ou em sentido contrário.

Como chegar:

Siga pela BR 101 até o trevo de acesso à Serra-Sede, a partir deste ponto trafegue pela Rua Jones dos Santos Neves até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Passe pelo cemitério e Colégio Clóvis Borges Miguel e pegue a estrada de terra até o Clube Floresta Mestre Álvaro, seguindo o restante a pé por trilhas.

Fonte: Prefeitura Municipal da Serra

Um comentário: