sexta-feira, 19 de junho de 2009

Convento da Penha: Símbolos do estado do Espírito Santo


Patrimônio histórico e religioso, o Convento da Penha é considerado o santuário mais antigo do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios em 1558, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.
A lenda conta que frei Pedro Palácios teria encontrado um abrigo numa gruta de pedra, na qual havia um quadro de Nossa Senhora da Penha. O quadro teria desaparecido três vezes, e três vezes o mesmo quadro foi encontrado no alto do morro. Hoje o lugar é reconhecido como Gruta de Frei Pedro Palácios.
A igreja fica cerca de 154m de altitude e está cercada pela Mata Atlântica. Seu interior preserva séculos de história. Lá podemos encontrar quadros do pintor paulista Benedito Calisto que retratam as diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo convento. Do alto do morro, tem-se uma bela vista de Vitória e Vila Velha.
A capixaba Rita Siqueira, 24, estudante de administração, relata que apesar do difícil percurso, devido às escadas, é um lugar bonito, bem cuidado, onde os fiéis deveriam conhecer. “Lá podemos "ouvir" o verdadeiro silêncio, sentir a paz e observar o quanto é lindo nosso Estado”.
De acordo com matéria publicada no site clerioborges.com, a faixa da Mata Atlântica existente no Santuário da Penha é o mais importante pulmão verde da Cidade de Vila Velha e abriga uma variada flora e fauna. As principais plantas nativas existentes na Mata do Convento são: cajasão, pau d'alho, pau sangue, guapuruvú, ipesão, louro, manjolo, angico branco, quina preta, dentre outros. Ainda segundo o site, a fauna também é variada, existindo várias espécies de animais e aves, como, por exemplo: gambá, preguiça, faisão, dentre outras.
Os moradores da cidade de Vitória se reúnem para a festa de Nossa Senhora Da Penha na Catedral de Vitória. Dali, os fiéis fazem um longo percurso até o convento a pé, com chegada prevista à meia-noite. A data é comemorada sempre uma semana após a páscoa, numa segunda-feira.
Neste ano o tema principal foi “O Senhor fez em mim maravilhas". A festa aconteceu de 12 a 20 de abril, trazendo em sua programação, uma série de ações religiosas como missas no campinho do Convento da Penha, romarias e uma corrida. No total foram realizadas 50 missas e 10 romarias.
Veja alguma fotos abaixo do Convento da Penha

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pedra da Cebola


O parque Municipal Pedra da Cebola é mais um monumento natural do Estado do Espírito Santo. O parque está situado no município de Vitória, entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia. No local é possível encontrar aves, mamíferos, pequenos répteis e peixes. O local, que se destaca entre as paisagens do Estado, com mais de 100.000 m², possui uma vegetação típica de restinga, associada a elementos naturais rochosos por todo parque. Possui espécimes rupestres, exóticas e de Mata Atlântica introduzidas. Segundo a lenda, a origem do nome vem de uma pedra que assumiu forma semelhante a uma cebola pelas forças da natureza. A pedra é considerada um dos símbolos da capital capixaba. A estudante Aline Loureiro, 21, diz que freqüenta o parque por ser um ambiente familiar, onde pode ficar a vontade presenciando um lugar tranqüilo com muito verde e animais. “É um lugar bom para passear, fazer exercícios físicos e, até mesmo levar as crianças para brincar”. Defende Aline. Ao longo de seu percurso, o parque oferece uma boa estrutura para atender o público. Possui espaço esportivo, recreativo e cultural, além de banheiros, água, iluminação noturna, segurança, estacionamento, lanchonete, entre outros. De acordo com a matéria divulgada no site da Prefeitura de Vitória, a Pedra da Cebola, lembra o perfil de um rosto de mulher, a face de uma mucama através de suas curvas e reentrâncias. O Parque da Pedra da Cebola possui entradas pela Avenida Fernando Ferrari, pelos bairros de Jardim da Penha e Mata da Praia. O funcionamento é de terça-feira a domingo, de 05h as 22h, e na segunda-feira, de 05h as 09h e de 17h as 22h. A entrada é franca.

Veja algumas fotos abaixo





sexta-feira, 5 de junho de 2009

Mestre Álvaro

O Mestre Álvaro é mais um dos símbolos marcantes do Espírito Santo. Com seus 833 metros de altitude, é considerado um dos picos costeiro mais alto do Brasil. Sua localização fica na Serra que fica a 27 km da capital, sendo um dos municípios mais desenvolvidos do estado.
No alto do morro podemos apreciar um dos monumentos naturais mais marcantes da cidade. Possui um bosque rico em fauna e flora nativas, algumas cavernas e piscinas naturais.
Dados disponibilizados no site mftour o Mestre Álvaro é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do estado. O governo do estado em 1977 criou o Parque Florestal e a Reserva Ecológica Mestre Álvaro. O parque compreende uma área aproximada de 3.470 hectares, estando assegurada por Lei a proteção integral da fauna, da flora e demais recursos naturais, com utilização para objetivos educacionais, científicos, recreativos e turísticos.

A LENDA

Dizem que a lenda do Mestre Álvaro, representa um índio que namorou uma índia (representada pelo Monte Mouxuara), filha do Cacique de uma tribo indígena inimiga. O cacique não era a favor do namoro.
Após ser contrariado pelo casal, o cacique colocou seus guerreiros para vigiá-los. Certo dia o casal foi atraído por uma linda ave, os direcionando ao cume dos montes, ela no Mouxuara, e ele no Mestre Álvaro. A ave se lançou num vôo de um cume ao outro, fazendo com que o casal iniciasse contato através de cantos e sinais amorosos. Só que a festa foi interrompida, pois o cacique ordenou ao feiticeiro que os transformassem em rocha, eternizando essa história e lenda que se mantém viva entre alguns moradores da região. É o motivo porque - diz a tradição - que na noite de São João uma bola de fogo passa, no céu, seguindo do Moxuara ao Mestre Álvaro ou em sentido contrário.

Como chegar:

Siga pela BR 101 até o trevo de acesso à Serra-Sede, a partir deste ponto trafegue pela Rua Jones dos Santos Neves até a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Passe pelo cemitério e Colégio Clóvis Borges Miguel e pegue a estrada de terra até o Clube Floresta Mestre Álvaro, seguindo o restante a pé por trilhas.

Fonte: Prefeitura Municipal da Serra

Turismo ES

Esse blog é direcionado as grandes riquezas do Espírito Santo, revelando os principais pontos turísticos da Cidade.