sexta-feira, 19 de junho de 2009

Convento da Penha: Símbolos do estado do Espírito Santo


Patrimônio histórico e religioso, o Convento da Penha é considerado o santuário mais antigo do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios em 1558, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.
A lenda conta que frei Pedro Palácios teria encontrado um abrigo numa gruta de pedra, na qual havia um quadro de Nossa Senhora da Penha. O quadro teria desaparecido três vezes, e três vezes o mesmo quadro foi encontrado no alto do morro. Hoje o lugar é reconhecido como Gruta de Frei Pedro Palácios.
A igreja fica cerca de 154m de altitude e está cercada pela Mata Atlântica. Seu interior preserva séculos de história. Lá podemos encontrar quadros do pintor paulista Benedito Calisto que retratam as diversas fases e as agressões estrangeiras sofridas pelo convento. Do alto do morro, tem-se uma bela vista de Vitória e Vila Velha.
A capixaba Rita Siqueira, 24, estudante de administração, relata que apesar do difícil percurso, devido às escadas, é um lugar bonito, bem cuidado, onde os fiéis deveriam conhecer. “Lá podemos "ouvir" o verdadeiro silêncio, sentir a paz e observar o quanto é lindo nosso Estado”.
De acordo com matéria publicada no site clerioborges.com, a faixa da Mata Atlântica existente no Santuário da Penha é o mais importante pulmão verde da Cidade de Vila Velha e abriga uma variada flora e fauna. As principais plantas nativas existentes na Mata do Convento são: cajasão, pau d'alho, pau sangue, guapuruvú, ipesão, louro, manjolo, angico branco, quina preta, dentre outros. Ainda segundo o site, a fauna também é variada, existindo várias espécies de animais e aves, como, por exemplo: gambá, preguiça, faisão, dentre outras.
Os moradores da cidade de Vitória se reúnem para a festa de Nossa Senhora Da Penha na Catedral de Vitória. Dali, os fiéis fazem um longo percurso até o convento a pé, com chegada prevista à meia-noite. A data é comemorada sempre uma semana após a páscoa, numa segunda-feira.
Neste ano o tema principal foi “O Senhor fez em mim maravilhas". A festa aconteceu de 12 a 20 de abril, trazendo em sua programação, uma série de ações religiosas como missas no campinho do Convento da Penha, romarias e uma corrida. No total foram realizadas 50 missas e 10 romarias.
Veja alguma fotos abaixo do Convento da Penha

Nenhum comentário:

Postar um comentário